Descrição
Esta pesquisa investiga a elaboração de atividades e enunciados de Língua Portuguesa em materiais didáticos digitais e/ou híbridos, no contexto pós-pandêmico, considerando a necessidade urgente de letramento digital. A pandemia de Covid-19, ao impor o ensino remoto, evidenciou desigualdades de acesso, fragilidades na inclusão digital e lacunas na adaptação dos materiais ao suporte digital, como ocorreu nos cadernos de Plano de Estudo Tutorado (PET) do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) e, posteriormente, nos cadernos do Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagens (Mapa), elaborados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Considerando tal contexto, o objetivo geral desta pesquisa é propor ferramentas que auxiliem os docentes na formulação de enunciados mais claros, inclusivos e adequados aos diferentes suportes, alinhados à Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018) e às demandas do ensino remoto e híbrido. Para isso, a pesquisa se fundamenta em referenciais teóricos como os de Lino de Araújo (2017), Marcuschi (2006), Coscarelli (2011, 2014, 2020), Ribeiro (2011, 2012, 2014, 2020) e Rojo (2007, 2020), considerando a taxonomia de Bloom (1956) e o roteiro adaptado de Moretto (2008) como parâmetros de análise.
A metodologia compreende uma análise documental dos materiais didáticos PET e MAPA, com foco na formulação de enunciados, discutindo suas concepções de linguagem e ensino, bem como suas implicações para o letramento e a inclusão digitais. Pretende-se, assim, identificar estratégias, padrões e fragilidades, de modo a evidenciar os impactos dessas escolhas na acessibilidade e mobilização cognitiva dos estudantes. Os resultados esperados incluem a sistematização de subsídios teórico-metodológicos que permitam aos professores repensar sua prática diante dos novos suportes e demandas digitais, o que será reunido em um produto educacional. Este constituirá um guia formativo com sugestões e exemplos para a construção de enunciados de atividades de Língua Portuguesa em materiais digitais e híbridos, buscando apoiar a formação continuada de docentes e ampliar a efetividade do processo de ensino-aprendizagem.
| Selecione a modalidade do seu trabalho | Resumo Simples |
|---|