Descrição
Este trabalho propõe uma reflexão a partir de um olhar metodológico para ensino de Literatura na educação, tendo como eixo a valorização da literatura enquanto direito humano e expressão viva da cultura. Fundamentada nos aportes teóricos de Mikhail Bakhtin (dialogismo), Antônio Candido (formação e função humanizadora da literatura) e Iúri Lótman (teoria da semiosfera e fronteiras culturais), a pesquisa é de natureza qualitativa, analítica e interpretativa e propõe práticas pedagógicas que se oponham aos modelos mecanicistas, incentivando e promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico, o engajamento ético e afetivo dos alunos e a ampliação do conhecimento dos sujeitos. Há um significativo distanciamento entre discentes e a literatura, provocado por práticas educativas e pedagógicas que fragmentam os textos literários de seus contextos culturais e das experiências concretas dos discentes. Para tal desafio, é fundamental a elaboração de caminhos metodológicos que integrem as experiências socioculturais dos discentes aos processos de leitura, interpretação e apropriação dos textos, compreendendo-os como campos da atividade humana e de diálogo dinâmico entre múltiplas vozes e sistemas semióticos. Entre os objetivos, destacam-se: analisar criticamente metodologias atuais a partir de um olhar ético, estético e dialógico; desenvolver abordagens pedagógicas que situem a literatura como atividade humana e cultura viva; explorar as relações entre discentes e leitura por meio do conceito de semiosfera; e validar estratégias que reconheçam o discente como produtor de sentido, não mero receptor passivo. A análise será realizada por triangulação teórica (dialógica, semiótica e sociológica), visando à percepção e construção de um modelo pedagógico que promova o prazer literário, a apropriação cultural e a formação de leitores críticos. Como os resultados, espera-se a superação do ensino fragmentado, o fortalecimento de vínculos intelectuais e afetivos com a literatura, além de recomendações práticas para políticas educacionais voltadas à inclusão da diversidade cultural e à garantia da literatura enquanto direito fundamental.
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