10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Desvendando os segredos das árvores: a gamificação como estratégia de ensino em identificação de madeiras

11 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Ciência e Tecnologia da Madeira 2º Dia

Descrição

O ensino da identificação de madeiras ainda apresenta desafios relacionados ao engajamento e à fixação de conteúdos técnicos relacionados a anatomia da madeira. Diante disso, a gamificação surge como uma alternativa inovadora para tornar a aprendizagem mais interativa e significativa. O objetivo deste estudo foi desenvolver e aplicar um protótipo de jogo de cartas no estilo Super Trunfo®, com foco em espécies madeireiras, como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem na disciplina de identificação de madeiras. Foi desenvolvido um protótipo com 20 cartas, cada uma representando uma espécie madeireira com dados de identificação botânica: nome científico, bioma de ocorrência, status de conservação, imagem da árvore e curiosidades, além de quatro atributos tecnológicos: anatomia, química, física e mecânica da madeira. Os valores foram atribuídos de forma simulada, mas coerente com a lógica da qualidade da madeira. A dinâmica do jogo seguiu regras simplificadas do Super Trunfo e foi aplicada em sala de aula com 10 alunos de graduação em Engenharia Florestal. Após a prática, os participantes foram entrevistados para avaliar sua percepção sobre a atividade. A aplicação do jogo com 10 alunos da graduação mostrou alto engajamento e boa aceitação da proposta. Os estudantes destacaram como pontos fortes a facilidade de fixar características das espécies, o aprendizado interativo e a aproximação com um modelo lúdico já conhecido. As principais sugestões foram ampliar o número de cartas, melhorar a qualidade das imagens e incluir novos atributos. Conclui-se que o protótipo cumpriu o objetivo de engajar e apoiar o aprendizado, com potencial para aprimoramentos relacionados à expansão das cartas, melhoria visual e ajustes nas regras do jogo, consolidando-se como uma ferramenta pedagógica inovadora para o ensino da ciência e tecnologia da madeira.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Paulo Junio Duarte (UFLA)

Co-autores

Thalles Loiola Dias (UFLA) Bruna Silva da Mata (UFLA) Thiago de Paula Protásio (UFLA) Paulo Ricardo Gherardi Hein (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais