10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

CARACTERIZAÇÃO MULTITEMPORAL E ESPACIAL DOS SEDIMENTOS DA LAGOA DE IBIRITÉ (MG) POR ESPECTROMETRIA DE FLUORESCÊNCIA DE RAIOS X PORTÁTIL (pXRF)

10 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Ciência do Solo 1º Dia

Descrição

A caracterização química de sedimentos em corpos d’água é essencial para compreender processos de poluição e dinâmica geoquímica. Este estudo teve como objetivo mapear a distribuição de Si, Al, Fe, K, Zn e P nos sedimentos da Lagoa de Ibirité (MG), por meio de espectrometria de fluorescência de raios X portátil (pXRF). Foram coletadas 29 amostras em duas campanhas (maio e novembro/2024), secas ao ar, peneiradas a 2 mm e analisadas com pXRF. Os dados obtidos foram espacializados e interpolados por Multilevel B-Spline no SAGA GIS. Observou-se elevada variabilidade espacial entre as coletas. O Si concentrou-se ao sul da lagoa em maio e expandiu-se para o norte em novembro. O Al apresentou altos teores em quase toda a lagoa, com leve redução no centro e braços norte na segunda coleta. O Fe, inicialmente restrito, tornou-se mais distribuído. O K manteve maiores valores no norte, enquanto o Zn aumentou na segunda campanha e o P deslocou-se do norte para o sul. Conclui-se que o pXRF, aliado ao SIG, é eficiente para análises rápidas e geração de mapas temáticos de alta resolução e monitoramento da composição química de sedimentos coletados no fundo da lagoa de Ibirité.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autores

Natalia Salazar Baquero (UFLA) André Ferreira Rodrigues Julian Cardoso Eleutério (Universidade Federal de Minas Gerais) Sérgio Henrique Godinho Silva (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais