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Concepções sobre Norma Linguística e Gramática de Uso Contemporânea nas questões fechadas do ENEM (2018 a 2024): Uma análise sob a perspectiva da Sociolinguística Educacional.

11 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
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Resumo Simples Letras 2º Dia

Descrição

Palavras-chave: Sociolinguística Educacional. Gramática. Gramáticas de uso contemporâneas. Norma linguística. ENEM.

Desde o avanço na sociolinguística educacional brasileira, com trabalhos de estudiosos como Bagno (1999, 2001, 2009), Bortoni-Ricardo (2004, 2005) e Faraco (2008, 2017), tem-se discutido a importância de se ensinar sobre a pluralidade linguística. No entanto, no contexto escolar, essa ainda não é uma realidade geral, tendo em vista que as aulas de português, por vezes, ainda se baseiam em uma concepção prescritivista, referenciada no ensino de nomenclatura dentro da gramática tradicional. Apesar de documentos norteadores do ensino, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordarem a importância do ensino da variação linguística e a reflexão sobre os conceitos de norma linguística e de gramática como parte da formação crítica dos estudantes, percebe-se ainda pouco avanço na aplicação da sociolinguística educacional em contextos de sala de aula. Por outro lado, observa-se que avaliações em larga escala, como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), influenciam o ensino nas escolas. E, diante do peso dessas avaliações nas práticas escolares e no currículo educacional, faz-se necessário investigar se esses exames também refletem a perspectiva teórica da sociolinguística educacional no que se diz respeito ao ensino da gramática e da norma linguística. Assim, a presente pesquisa se propõe a analisar, na avaliação do ENEM, nas questões objetivas de múltipla escolha das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, durante as edições de 2018 a 2024, as concepções de norma linguística e de gramática, investigando, inclusive, se esse exame adota a perspectiva de gramáticas de uso contemporâneas. Este estudo se apresenta como uma pesquisa qualitativa, descritiva, de natureza básica e de caráter documental-bibliográfica, constituído por um corpus com as referidas questões objetivas das avaliações do ENEM, de 2018 a 2024, período em que as provas desse exame passaram por reformulações e também um período pós-instituição da BNCC. Os dados levantados serão analisados, a fim de se compreender se e em que medida os fundamentos da sociolinguística educacional estão presentes na avaliação do ENEM e se o exame está de fato alinhado à BNCC no que diz respeito à discussão sobre a norma linguística e a adoção de gramáticas de uso contemporâneas. Acredita-se que o estudo poderá contribuir para discussões sobre essa importante avaliação em larga escala em específico e sobre o ensino de língua portuguesa de forma geral, com vistas a um ensino reflexivo, crítico e que valorize a pluralidade linguística.

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Autor

Juliana Furtado (UFLA)

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