10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

FORMAÇÃO INICIAL DE GESTORES ESCOLARES NO CURSO DE PEDAGOGIA

10 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Educação 1º Dia

Descrição

Diante a ampliação do papel do pedagogo e das recentes normativas educacionais, torna-se fundamental analisar como a formação para a gestão escolar está sendo estruturada em cursos de Pedagogia. Sendo assim, este estudo contribuirá com a análise sobre a formação inicial de gestores escolares em curso de Pedagogia, buscando compreender como as instituições de ensino superior têm integrado essa área em suas matrizes curriculares, em consonância com as Diretrizes Curriculares nacionais vigentes. O trabalho tem como objetivo investigar como a formação inicial de gestores escolares tem sido implantada em matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia de universidades públicas federais em Minas Gerais, tomando por base as Diretrizes Curriculares Nacionais específicas e as voltadas para a formação de professores. Como objetivos específico evidencia-se: analisar as matrizes curriculares e o projeto pedagógico dos cursos das instituições selecionadas, identificando o percurso formativo voltado para a atuação na gestão escolar; verificar os componentes voltados para a área de gestão escolar presentes nas matrizes curriculares, evidenciando suas ênfases formativas em relação as diretrizes nacionais vigentes; e por fim, mapear artigos acadêmicos dos últimos dois anos no Google Acadêmico que abordem a temática da formação inicial de gestores escolares. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, pautada na análise de documentos oficiais, como resoluções, diretrizes, programas de formação, matrizes curriculares, ementas e projetos pedagógicos de cursos (PPCs) de Pedagogia de 11 Universidades Públicas Federais de Minas Gerais. Para isso, a pesquisa se sustenta em uma revisão de literatura, onde será realizado um levantamento de trabalhos elaborados nos últimos dois anos, que tratam sobre a formação de gestores escolares. A análise de dados será pautada na técnica qualitativa de análise de conteúdo de Bardin, permitindo organização, categorização e interpretação das informações levantadas. Espera-se que com essa pesquisa seja possível identificar de maneira sistematizada o espaço destinado a formação em gestão escolar nos currículos dos cursos de Pedagogia, analisando os possíveis avanços, retrocessos e as lacunas deixadas pelas resoluções. Além de contribuir para a compreensão das mudanças curriculares estabelecidas após a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais e para o desenvolvimento do debate acadêmico, apresentando propostas de melhoria nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia e reforçando a importância da formação dos gestor nos espaços escolares.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Marina Naves Lopes (UFLA)

Co-autor

Giovanna Rodrigues Cabral (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais