10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

TRATAMENTO PRÉ-GERMINATIVO COM ÁCIDO GIBERÉLICO EM SEMENTES DE Hymenaea courbaril L., SOB DIFERENTES TEMPOS DE EMBEBIÇÃO

10 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Engenharia Florestal 1º Dia

Descrição

Hymenaea courbaril L. (jatobá) é uma espécie arbórea de elevado valor ecológico e econômico, amplamente utilizada em programas de restauração de ecossistemas. No entanto, as sementes apresentam germinação lenta e desuniforme, exigindo o uso de técnicas que otimizem esse processo. A aplicação exógena de ácido giberélico (GA₃) desponta como uma alternativa promissora para superar essas limitações. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar o efeito do tratamento pré-germinativo com ácido giberélico (GA₃) por diferentes períodos de embebição em sementes de H. courbaril. Inicialmente, as sementes foram escarificadas manualmente para superação da dormência das sementes. As sementes foram tratadas com GA₃ na concentração de 1,5 mM por 0 (controle), 12, 24 e 48 horas. Em seguida, foram submetidas ao teste de germinação utilizando-se areia umedecida como substrato e incubadas em germinador tipo Mangelsdorf a 25 °C por 28 dias. Foi avaliado a porcentagem final de germinação e o tempo médio de germinação (TMG). Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Tukey (p ≤ 0,05). Os resultados indicaram que a GA₃ não promoveu aumento significativo na porcentagem de germinação. Contudo, o tempo de embebição influenciou significativamente o TMG, com destaque para o tratamento de 48 h, que apresentou o menor valor (12,5 dias), seguido pelos períodos de 24 h (14,1 dias) e 12 h (14,7 dias), ambos inferiores ao controle (17,4 dias). Embora o GA₃ não tenha alterado a germinação em termos percentuais, sua aplicação reduziu o tempo necessário para a emergência das plântulas, representando uma estratégia relevante para acelerar o estabelecimento inicial das plântulas dessa espécie, diminuindo os riscos de predação e deterioração das sementes. Conclui-se que a embebição de sementes de H. courbaril em GA₃ (1,5 mM) por 48 h é uma estratégia eficiente para acelerar a germinação. No entanto, sugere-se a avaliação de tempos de embebição superiores e concentrações adicionais de GA₃, visando identificar combinações que maximizem a eficiência do processo germinativo.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Alessandra Nascimento Souza (UFLA)

Co-autores

Mayara Leal de Negreiros (UFLA) Olivia Alvina Oliveira Tonetti (UFLA) José Marcio Faria (UFLA) Anderson Cleiton José (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais