10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
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DA CONCEPÇÃO DA IMAGINAÇÃO E DO SUBLIME: Suas implicações na filosofia estética e subjetiva em Kant

10 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Filosofia 1º Dia

Descrição

O trabalho examinou a concepção kantiana da imaginação e do sublime,
destacando suas implicações para a estética e para a constituição da subjetividade. O objetivo foi analisar o papel da imaginação na Crítica da Faculdade do Juízo, investigando como Kant diferenciou o sublime do belo e como articulou a tensão entre razão e sensibilidade. O problema norteador da investigação foi: “Qual foi a função da imaginação na experiência do sublime e de que modo está contribuiu para elucidar a
relação entre razão e sensibilidade?” A experiência estética, em Kant, não se limitou à contemplação harmônica do belo, vinculada ao livre jogo entre imaginação e entendimento. O belo, segundo Kant, expressou a harmonia entre imaginação e entendimento, proporcionando prazer desinteressado e universalizável. Por outro lado, o sublime evidenciou os limites da imaginação diante das ideias da razão, constituindo uma categoria que desafiou as capacidades da imaginação ao confrontá-la cotais ideias. O sublime envolveu uma experiência paradoxal, marcada pela combinação de angústia e admiração diante do ilimitado. Nessa dinâmica, a imaginação desempenhou um papel central como faculdade mediadora, revelando tanto os limites da sensibilidade quanto a abertura para o suprassensível. O artigo desenvolveu-se em três eixos principais: (i) a
análise da concepção kantiana de estética, beleza e sublime; (ii) a reflexão sobre a função da imaginação e do entendimento na experiência estética; e (iii) a relação entre arte, gênio e liberdade criadora. A abordagem foi bibliográfica e hermenêutica, centrada na leitura crítica da Crítica da Faculdade do Juízo (2026) e em comentadores contemporâneos. Diante disso, o estudo contribuiu para a compreensão da experiência estética e de sua relevância não apenas para a filosofia, mas também para a psicologia, a literatura e as artes.

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Autor

Dionísio Gongolo (UFLA)

Co-autores

Daniel Alves Gilly de Miranda Alexandre Alves de Carvalho (UFLA)

Materiais de apresentação

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