10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Decodificando a Inibição Alostérica da MALT1: O Papel Oculto da Plasticidade Conformacional em Estados Metaestáveis via Simulações de DM Enviesadas e Redes Neurais

10 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Agroquímica 1º Dia

Descrição

A proteína 1 de translocação do linfoma do tecido linfoide associado a mucosa (MALT1) é uma proteína chave na resposta do sistema imune adaptativo em humanos. Nesse sentido, a MALT1 é de suma importância na regulação de eventos inflamatórios nos mais variados tecidos, em que sua desregulação está associada ao surgimento e sobrevivência de vários tipos de câncer. Dito isso, a MALT1 se torna um alvo promissor para o desenvolvimento de fármacos para o tratamento de diversas doenças, entretanto, a falta de literatura descrevendo seu comportamento conformacional complexo dificulta consideravelmente a proposição de novos fármacos. Assim sendo, visou-se investigar o comportamento conformacional da MALT1 durante a inibição alostérica por meio do inibidor MLT-748, em que para isso simulações de dinâmica molecular (DM) enviesadas, redes neurais, e ancoragem molecular foram utilizadas.
A partir da investigação feita foi observado que os Loops 1 e 3 do domínio paracaspase da proteína MALT1 apresentaram movimentos crucias, em que estes eram capazes de reduzir o volume do sítio catalítico da proteína. A partir de cálculos de ancoragem molecular covalente utilizando a substância Z-VRPR-fmk, um mímico do substrato, foi observado que a redução do volume catalítico foi capaz de inibir a atividade catalítica da proteína. Além disso, através da exploração do espaço conformacional da proteína por meio das simulações de DM enviesadas e redes neurais, informações estatísticas foram obtidas, em que se observou que após posicionamento do inibidor alostérico MLT-748 cerca de 96,2% das conformações exploradas eram inativas. Nesse sentido, o presente trabalho contribui de forma significativa para a compreensão da inibição alostérica da proteína MALT1, em que os dados apresentados se apresentam como importantes métricas para a proposição computacional de novos inibidores alostéricos para a proteína MALT1.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Rodrigo Mancini Santos (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais