10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Película do café como ingrediente funcional: efeitos nos parâmetros de crescimento e glicemia no modelo zebrafish (Danio rerio)

10 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Nutrição e Saúde 1º Dia

Descrição

Palavras-chave: peixes, peso corporal, crescimento.

A película do café, um dos principais subprodutos da indústria do café, é gerada durante a torrefação. Esse resíduo, tem se mostrado uma alternativa sustentável de reaproveitamento, pois contém substâncias bioativas, como antioxidantes e fibras, que possibilitam sua utilização em aplicações alimentícias. O objetivo deste estudo foi identificar os efeitos da película do café nos parâmetros de crescimento e níveis de glicose em machos e fêmeas de zebrafish. O experimento foi realizado no Biotério Central – Ala de Peixes e registrado sob o número Nº2901220125 pelo Comitê de Ética Animal. Foram utilizados 240 zebrafish com idade de 5 meses, sendo 120 machos e 120 fêmeas, distribuídos em seis tratamentos experimentais. Os tratamentos foram: controle (sem adição de película de café), T1 (2%), T2 (4%), T3 (6%) e T4 (8%), com substituição da farinha de peixe pela película nas respectivas proporções. Cada tratamento contou com quatro repetições por sexo, sendo cada repetição representada por um aquário de 2 L contendo 6 animais em sistema automatizado com parâmetros apropriados para a espécie (Rack Hydrus). A fase experimental de alimentação dos animais teve duração de 45 dias. No final do experimento os peixes foram eutanasiados com tricaína para avaliação dos seguintes parâmetros: peso final, ganho de peso, taxa de crescimento específico e fator de condição de Fulton e níveis de glicose sanguínea que foi mensurado com glicosímetro (Accu-chek Active). Os dados obtidos foram submetidos ao teste de normalidade Shapiro-Wilk, e posteriormente foi realizada ANOVA two-way pelo programa GraphPad Prisma®. As análises revelaram efeito significativo (p < 0,05) dos tratamentos e do sexo sobre os parâmetros de crescimento, com melhor desempenho observado nas fêmeas e no tratamento com 8% de película. Não foi identificada interação significativa entre sexo e tratamento (p>0,05). Em relação à glicemia, os machos que receberam 4%, 6% e 8% de película apresentaram reduções significativas nos níveis de glicose em comparação ao controle (p < 0,05). Nas fêmeas, a redução glicêmica foi mais expressiva nos grupos 6% (p < 0,01) e 8% (p < 0,001). Esses resultados sugerem que a suplementação com película de café pode modular os parâmetros de crescimento e níveis da glicose de forma dependente da concentração utilizada e o sexo dos animais.

Agradecimentos
Os autores agradecem o apoio financeiro das agências CAPES, CNPq e FAPEMIG.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Mariana Milagres Solis (UFLA)

Co-autores

Bernardo Nascimento (UFLA) Bárbara do Carmo Rodrigues Virote (UFLA) Guilherme Lopes (UFLA) Kiara Cândido Duarte da Silva (UFLA) Laura Cristina Jardim Porto Pimenta (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais