Descrição
Este trabalho tem como objetivo propor uma aula de leitura literária como meio de desenvolver as competências socioemocionais dos estudantes do ensino básico. Partimos do reconhecimento de que a educação brasileira é atravessada por um viés neoliberal, que privilegia práticas produtivistas em detrimento da formação integral (Cosson, 2021). Ainda que dialogue com essa lógica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) ressalta a importância de competências ligadas à subjetividade e à construção do ser, aproximando-se das discussões sobre as competências socioemocionais, entendidas como fundamentais para o desenvolvimento humano (Morin, 2000; Gardner, 1995; OCDE, 2015). Para discutir sobre o processo particular de leitura literária que demanda habilidades específicas, as postulações de Vincent Jouve (2002) e Rildo Cosson (2021) são recuperadas, junto às diretrizes da BNCC (Brasil, 2017). Em diálogo com essa perspectiva, utilizam-se as quatro posturas de leitura propostas por Judith Langer (2005), que compreendem o ato de ler como um movimento dinâmico de construção de representações, favorecendo reflexões que ampliam a dimensão social e emocional do sujeito. Diante disso, objetiva-se desenvolver uma sequência didática fundamentada em Antoni Zabala (1998), Rildo Cosson (2014), Andrea Portolomeos e Glauco Soares Joaquim (2025) e Judith Langer (2005). A proposta busca, em contraposição à lógica utilitarista do neoliberalismo (Han, 2015), desenvolver práticas de leitura que unam formação literária e desenvolvimento socioemocional, contribuindo para a constituição de sujeitos mais críticos, sensíveis e abertos às diferenças que os constituem.
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