10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Inoculação com cepas de bactérias do ácido lático epifíticas melhora a qualidade da silagem de grão de milho reidratado após exposição ao ar

10 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Zootecnia 1º Dia

Descrição

A inoculação com cepas epifíticas na silagem grão de milho reidratado (SGMR) pode influenciar na perda de matéria seca (MS) durante o período de fermentação e de exposição aeróbia. O objetivo foi avaliar o efeito de inoculantes com cepas epifíticas associado a diferentes granulometrias sobre a SGMR antes e após a exposição aeróbia. O milho foi moído em peneiras de 3 e 10 mm e reidratado até 35% de umidade. Os inoculantes foram: controle (CTR; sem inoculante); Limosilactobacillus fermentum (LiF); Pediococcus acidilactici (PA); Pediococcus pentosaceus (PP); LiF+PA, PA+PP e LiF+PA+PP (taxa de inoculação de 9 log UFC/kg de silagem). O material foi compactado em silos experimentais (densidade: 1119,3 ± 4,7 kg/m³), pesados e armazenados por 14 dias. Após abertura, as silagens foram expostas ao ar por 7 dias (temperatura média do ambiente de 23 ± 2,5°C). Um extrato aquoso da silagem foi preparado para quantificar leveduras (LEV) e o pH. As perdas de MS (PMS) foram calculadas pela diferença entre o peso seco na ensilagem e abertura e após 7 dias de exposição ao ar (PMSE). O experimento foi conduzido em Delineamento em Blocos Casualisados, os dados foram analisados pelo SISVAR e as médias foram comparadas pelo Teste Scott-Knott a 5% de significância. Houve interação entre inoculante e granulometria para teor de MS, PMS e PMSE (P ≤ 0,02). Nas silagens moídas a 3 mm, o CTR teve o maior teor de MS (60,6%). A inoculação com LiF, PP, LiF+PA e PA+PP aumentaram a PMS em silagens moídas a 3 mm (1,94%). Os inoculantes PA e PP diminuíram a PMSE (média de 0,92%) para silagens com 3 mm. Na granulometria de 10 mm, a inoculação aumentou a PMSE em relação ao CTR, com exceção do inoculante PA (média de 1,88%). A cepas LiF, PA e LiF+PA tenderam a baixar o pH (média de 4,05; 0,05 ≤ P ≤ 0,07). A inoculação, exceto PA e PP, tendeu a diminuir a população de LEV (média de 4,67 log UFC/g; 0,05 ≤ P ≤ 0,07). A inoculação diminuiu as perdas em silagens moídas a 3 mm, sem efeito em silagens moídas a 10 mm.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Yasmim Alvarenga Silva (UFLA)

Co-autores

Carla Luiza da Silva Ávila (UFLA) Laura Silva (UFLA) Luana Canestri Vasconcelos (UFLA) Marcos Paulo Reis Sousa (UFLA) Victória Silva (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais