10 – 14 de nov. de 2025
UFLA
Fuso horário America/Sao_Paulo

Cepas epifíticas de Lentilactobacillus farraginis e Lactiplantibacillus plantarum isolados ou em combinação na ensilagem da planta inteira de milho

10 de nov. de 2025 13:30
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Zootecnia 1º Dia

Descrição

O uso de inoculantes e o tempo de armazenamento podem afetar a fermentação da silagem de milho planta inteira. Lentilactobacillus farraginis é uma espécie ainda pouco estudada como inoculante em silagens. Objetivou-se avaliar os efeitos da inoculação com Lentilactobacillus farragins (LF), isoladamente ou em combinação com Lactiplantibacillus plantarum (LP), sobre as características microbiológicas da silagem de planta inteira de milho em diferentes períodos de estocagem. Foram preparados quatro silos experimentais com ~20kg de forragem para cada tratamento: controle (C) (sem inoculante), LF (5×107 log UFC/ g) e LF+LP (5×10 + 1×107 log UFC/g). Após 15 e 63 dias de estocagem, os silos foram amostrados e um extrato aquoso foi preparado. Diluições seriadas do extrato foram preparadas para quantificar bactérias do ácido lático (BAL), bactérias aeróbias formadoras de esporos (BAFE), leveduras e fungos filamentosos, em seguida o pH foi avaliado. Foi avaliada a concentração de matéria seca (MS) e a perda de MS (PMS) foi calculada comparando-se os pesos de MS da forragem fresca e da silagem. A população de microrganismos, pH, MS e PMS foram analisadas em arranjo fatorial 3x2 (dois tratamentos e três tempos de estocagem) com 4 repetições. A inoculação com LF e LF+LP aumentou a população de BAL, (7,42 e 7,53 log UFC/g respectivamente) em comparação às silagens C (6,85 log UFC/g), sendo maior aos 15 dias de estocagem (7,96 log UFC/g). Após 63 dias, as silagens apresentaram menor população de BAFE, em comparação aos 15 dias. A população de leveduras e de fungos filamentosos estava abaixo do nível de detecção (<2,00 log UFC/g). Houve interação entre inoculantes e tempo de estocagem sobre o pH, MS e PMS. Aos 15 dias de estocagem a inoculação com LF+LP resultou em menor pH (3,75), aos 63 dias o menor pH foi na silagem C (3,80). Aos 15 dias, o teor de MS foi maior nas silagens inoculadas (3,54 g/kg), mas diminuiu aos 63 dias e não diferiu do C. Aos 15 dias a PMS foi menor nas silagens LF+LP (0.3%), Aos 15 dias o C apresentou maior PMS (3,9%) em comparação com LF e LF+LP, entretanto aos 63 dias a PMS foi maior em LF (7,5%) e menor no C e LF+LP (3,9% apara ambos). A inoculação com LF+LP é recomendada em silagens estocadas por 15 dias, resultando em silagens com menor pH e PMS e maior população de BAL.

Selecione a modalidade do seu trabalho Resumo Simples

Autor

Yolanda Mapanzene (UFLA)

Co-autores

Beatriz Ferreira Carvalho Bianca Alves (UFLA) Carla Luiza da Silva Ávila (UFLA) Thiago Carvalho (UFLA) Viviane Camila de Souza (UFLA)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais