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Dependência em vídeos curtos está associada à piores escores de bem-estar psicológico em estudantes de Ciências da Saúde

11 de nov. de 2025 16:00
1h 30m
Centro de Eventos (UFLA)

Centro de Eventos

UFLA

Avenida Norte - Lavrinhas, Lavras - MG, 37200-900
Resumo Simples Ciências da Saúde 2º Dia

Descrição

A popularização dos vídeos curtos revolucionou o consumo digital entre jovens, mas o uso excessivo dessas plataformas tem sido associado a prejuízos no bem-estar psicológico. Este estudo busca avaliar a relação entre a dependência de vídeos curtos e os níveis de bem-estar psicológico entre eles. Os participantes foram recrutados on-line por meio da plataforma Google Forms, que incluiu um questionário sociodemográfico, a Escala de Vício em Vídeos Curtos (SVAS) e o Questionário Geral de Saúde (GHQ-12). A amostra foi composta por 299 discentes, sendo 214 mulheres e 85 homens, com idade média de 26,41 anos. Os dados foram analisados no software GraphPad Prism utilizando o coeficiente de correlação de Spearman (ρ) para avaliar a associação entre os escores do SVAS e os domínios do GHQ-12 (Ansiedade/Disfunção Social, Depressão e Escore Total). Considerou-se nível de significância de α = 0,05, com interpretação da força das correlações segundo a magnitude de ρ. A análise de correlação demonstrou forte associação entre as dimensões do GHQ-12, destacando-se a relação entre Depressão e Escore Total (r = 0,95) e entre Ansiedade/Disfunção Social e Escore Total (r = 0,84). Além disso, Ansiedade/Disfunção Social correlacionou-se positivamente com Depressão (r = 0,64). Em relação à dependência em vídeos curtos (SVAS), observaram-se correlações de magnitude moderada com Ansiedade/Disfunção Social (r = 0,39), Depressão (r = 0,41) e Escore Total (r = 0,44). Esses achados indicam que níveis mais elevados de sintomas ansiosos e depressivos estão fortemente relacionados ao comprometimento global da saúde mental, enquanto a dependência em vídeos curtos se associa de forma consistente, porém menos intensa, a essas dimensões.

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Autor

Maíra Gabrielle de Abreu Ribeiro (UFLA)

Co-autores

Aline Cristina de Resende (UFLA) Bárbara Furlan Andrade (UFLA) Darlene Ferreira (UFLA) Débora Ribeiro Orlando (UFLA) Eric Andrade (UFLA)

Materiais de apresentação

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